É um setor originário da construção civil no qual se levou para dentro da indústria o processo construtivo. Assim, a construção civil modular trouxe ganhos em velocidade de construção e controle de qualidade.
No local da obra, realiza-se apenas a montagem da edificação.
A construção modular conseguiu administrar variáveis que impactam positivamente em custos, segurança e prazos que a construção civil tradicional está exposta, tais como:
- Mão de Obra: Disponibilidade / Qualificação / Segurança;
- Materiais: Qualidade / Disponibilidade / Perdas;
- Condições Climáticas: Chuva / Calor / Frio;
- Impacto ambiental: Limpeza / Reciclagem / Sustentabilidade.
TABELA COMPARATIVA ENTRE CONSTRUÇÃO MODULAR E CONSTRUÇÃO CIVIL TRADICIONAL
Construção civil | Construção civil modular | |
Mão de obra local | Alta dependência | Baixa dependência |
Materiais | Alta dependência de controle e falhas de conformidade | Controle de qualidade realizado dentro da indústria |
Condições Climáticas | Alta dependência | Baixa dependência |
A construção modular proporciona soluções rápidas, de baixo impacto ambiental e sem perder a solidez da construção civil tradicional.
ETAPAS DO PROJETO DA CONSTRUÇÃO MODULAR
UM JEITO NOVO DE CONSTRUIR
O FUTURO.
COM MAIS RAPIDEZ E QUALIDADE
Com a fabricação dos módulos dentro da indústria e a montagem eficiente no canteiro de obras, ganha-se agilidade e consegue-se atender demandas urgentes em prazos menores. O tempo de uma obra modular é bem menor em relação ao das convencionais, pois apenas 8% do processo de fabricação está sujeito a variáveis incontroláveis (clima) e, ao ontrário da engenharia civil comum, na modular processos podem ser feitos simultaneamente – é possível preparar terrenos, fundações e produzir módulos ao mesmo
tempo.
COM SOLIDEZ E MOBILIDADE
A construção modular possibilita a realoação da edificação devido ao desenvolvimento de tecnologias de encaixes e acoplamentos fortes e resistentes, que mantém a possibilidade de serem desmontados mesmo após anos de uso contínuo. Em síntese, todo edifício, mesmo com mais de um pavimento, pode ser desmontado e transportado para novo endereço.
COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
A fabricação das peças é feita de forma ecologicamente correta, pois utiliza materiais recicláveis ou provenientes de áreas de reflorestamento, além de aplicar tecnologias ambientalmente amigáveis. Água e energia são utilizados de forma racional, aliados à eficiente gestão dos poucos resíduos do processo. Por gerar baixíssimo impacto ambiental, as edificações podem ser classificadas como Construções Verdes.
EM VEZ DE PREOCUPAÇÃO, TRANQUILIDADE
O processo industrial modular trouxe para a construção civil alto nível de controle de qualidade em materiais, mão de obra e diminuiu o impacto das intempéries climáticas durante a obra. Dessa maneira, as interrupções causadas por baixa qualificação profissional, chuva e falta de matéria-prima foram drasticamente minimizadas.
Manutenção
MANUTENÇÃO
A manutenção de nossas edificações é equivalente a de obras em alvenaria.
Pinturas periódicas, aplicação de massa corrida ou outro tipo de acabamento, abertura e fechamento de furos para fixação de quadros e equipamentos, limpeza e decoração podem ser efetuados da mesma forma, por profissionais familiarizados com alvenaria.
DURABILIDADE
A durabilidade prevista é superior a 30 anos, desde que as manutenções periódicas e vistorias da equipe técnica da fábrica sejam cumpridas de acordo com o manual do proprietário.
As matérias-primas foram validadas ao longo dos últimos 70 anos em lugares como Europa e Estados Unidos, onde as construções modulares são amplamente utilizadas desde o final da Segunda Guerra Mundial.